IPTU, IPVA e matrícula e material escolar para pagar? 4 dicas de como se organizar e pagar as contas de início de ano

10 de janeiro de 2024

Por:

c.souza

IPTU, IPVA, matrícula e material escolar para pagar? Calma, pois você não está sozinho (a)! Até porque existem mais boletos do que esses já te esperando. Pode acreditar! Por isso, que tal 4 dicas de como se organizar e pagar as contas de início de ano?

Dica 1 de como se organizar e pagar as contas de início de ano: LISTE OS BOLETOS

A primeira dica de como se organizar e pagar as contas de início de ano que te damos pode parecer meio básica, mas não é e que é LISTE OS SEUS BOLETOS.

Isso mesmo! Agora, é a hora de você sentar e registrar, no celular, papel ou computador, o que achar melhor, quais são todas as contas que tem para pagar neste mês de janeiro e seus respectivos valores, sempre do maior para o menor, ok?

Não lembra de cabeça quais são as temidas contas de início de ano, tirando as habituais, como aluguel, luz, água, transporte, etc? A gente te ajuda com o lembrete abaixo:

Dica 2 de como se organizar e pagar as contas de início de ano: FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A segunda dica de como se organizar e pagar as contas de início de ano que te damos é que FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Ou seja, após listar todos os boletos que tem para pagar, é o momento de analisá-los e, literalmente, se planejar como irá quitar tais débitos: à vista ou em parcelas?

Bom… Se conseguiu reservar parte do seu 13º salário ou outra grana extra durante o ano passado, opte por pagar as contas de início de ano à vista, principalmente, se essa opção tiver desconto, ok? Mas, caso essa não seja a sua realidade, muito cuidado com o parcelamento com juros, assim como evite, ao máximo, pegar empréstimo.

Dica 3 de como se organizar e pagar as contas de início de ano: FUJA DAS LIQUIDAÇÕES

A terceira dica de como se organizar e pagar as contas de início de ano que te damos é que FUJA DAS LIQUIDAÇÕES. Afinal, todo mês de janeiro, é muito comum várias lojas fazerem promoções com o que não foi vendido no Natal e Réveillon, o que pode te gerar aquela falsa sensação de ‘que oportunidade’ sabe? Porém, ao se deparar nessa situação, lembre-se dos boletos que listou lá na dica 1. Ou seja, te impeça de fazer novos boletos!

Dica 4 de como se organizar e pagar as contas de início de ano: NEGOCIE AS DÍVIDAS

A quarta e última dica de como se organizar e pagar as contas de início de ano é que NEGOCIE AS DÍVIDAS, pois pode acontecer que você não consiga quitar todos os débitos em dia. Sendo assim, depois de analisar quais boletos não foram possíveis de serem pagos, tente um prazo maior para pagamento ao entrar em contato direto com o credor. Mas, não deixe de analisar, friamente, se a renegociação vale a pena. Ou seja, se não será embutida de juros abusivos.

Agora, te convidamos a CLICAR NA IMAGEM ABAIXO e aprender, junto com Alessandro Guimarães, Analista de Investimentos da Mais Previdência, que casal que economiza junto, cresce junto.

Compartilhe este conteúdo

Pronto para garantir um futuro mais tranquilo?

Comece hoje a investir na sua aposentadoria com flexibilidade, rentabilidade e o cuidado de quem tem 50 anos de história na indústria mineira.

Conteúdos relacionados

Eleição 2026: Mais Previdência divulga edital para representantes dos participantes ativos

A Mais Previdência informa que está aberto o processo eleitoral para escolha dos representantes dos participantes ativos no Conselho Deliberativo da Entidade em 2026. Este

Publicação

Novo período para alteração do percentual de contribuição na +P acontece em junho 

Os clientes da +P terão uma nova oportunidade para revisar o percentual de contribuição ao plano entre os dias 01 e 30 de junho de

Publicação

+P participa do Café Empresarial CIEMG

Nesta quinta-feira, 28 de maio, a +P participou de mais uma edição do Café Empresarial CIEMG, representada por Fernando Dias, Diretor Executivo da empresa. Durante

Publicação

Encerramento do Processo Eleitoral 2026 para representantes da Patrocinadora

A Mais Previdência informa o encerramento oficial do Processo Eleitoral 2026 para escolha dos representantes das patrocinadoras nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade. Conforme

Publicação

Resultado da Eleição 2026 para Representantes da Patrocinadora

A Mais Previdência divulga o resultado da Eleição 2026 para escolha dos Representantes da Patrocinadora nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade. Após a conclusão

Publicação

+P participa da Semana ENEF e promove educação financeira para mais de 300 estudantes

Levar conhecimento que contribua para decisões mais conscientes faz parte do compromisso da Mais Previdência com a construção de um futuro mais seguro e sustentável.

Publicação